Porque falar bem um dos outros


Na minha "terrível" época de colegial, eu sofria por não me dar bem com a grande maioria, além usava uma capa de arrogância, que por sinal era uma atitude errada e já relatei isso em outra postagem. Na verdade, eu queria ser amigo daquelas pessoas, mas como alguns deles me maltrataram em alguns momentos, me exclui e vi todos pelo lado ruim. Mas novidade: Vivemos em sociedade, precisamos um dos outros e precisamos entender as pessoas que estão em nossas voltas. Fato é que depois de alguns traumas, depois de algumas injustiças, ou por algum erro em nosso contexto ou em nossa criação, a maioria das pessoas fica viciada em julgar as pessoas.

Muitas vezes olhamos apenas para os defeitos dos outros e não para suas qualidades. Se eu for olhar pelo lado ruim de alguém, acabarei me afastando dela e não dando a chance de a conhecer melhor. Para algumas pessoas é muito mais fácil criticar os demais, é mais fácil olhar para o erro. Mas você já tentou olhar para as qualidades das pessoas? Se focarmos somente no defeito, ficaremos de cabeça quente, podemos até perder nossa paz de espírito e desestabilizar nosso interior.

Quando falamos bem (sem ser forçado) de alguém, estamos mostrando nossa gratidão pela pessoa e atraindo o mesmo. Quando elogiamos a pessoa, acreditamos e a incentivamos, estamos criando um laço com ela. Além disso, precisamos estar envolvidos em conversas que edifiquem e não em conversas que nos levam para trás. Eu mudei meus hábitos, minhas manias, e até foi difícil, mas é muito mais recompensador.

Se deixarmos de criticar e passarmos a elogiar (ou guardar nossas opiniões para nós mesmos), temos uma sensação de alívio. Não fazer parte de fofocas, de intrigas, de discussões te deixa muito mais leve e tranquilo. Quando falamos bem de uma pessoa, estamos com a consciência limpa. Mas e se eu não gostar de uma atitude alheia? Se não for pra você resolver numa boa com a pessoa, é melhor guardar para si mesmo e tentar entender o porque dela fazer tal coisa, ou algo acontecer de tal maneira. No final, não vale a pena ver o lado escuro das coisas, pessoas e situações. Mas sim vale o que você pode aprender com isso, o que isso, aquilo ou aquele pode agregar para seu crescimento pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aceite que você também erra

Meu medo da paixão

Parte 2 - A Ascensão